Reading time: 4 minutes
Pode ser para começar um negócio, suprir as necessidades da empresa com equipamentos que ainda não chegaram ao Brasil ou aproveitar oportunidades compensadoras para montar a casa, a verdade é que muita gente está descobrindo que comprar dos EUA pode ser mais simples e vantajoso do que parece a princípio. E, que os produtos no exterior muitas vezes são tão mais baratos e de qualidade superior que, mesmo com impostos, taxas e demais gastos, ainda vale mais a pena do que comprar por aqui. Principalmente quando você pode contar com o gerenciamento de contêineres.
Economia e facilidade
No Brasil, o preço dos produtos importados podem chegar a ser quatro vezes mais caros do que o preço original, mesmo levando em consideração uma cotação alta do dólar. Essa diferença absurda pode ser notada em diversos setores: roupas, calçados, maquiagens, eletrônicos, perfumaria e suplementos são apenas alguns que apresentam uma diferença imensa.
Por isso, muita gente que viaja aproveita para encher a mala e equipar sua casa ou empresa ou revender por aqui a preços intermediários, ainda conseguindo um bom lucro. Mas melhor do encher a mala, é encher o contêiner – e quem imagina que o gerenciamento de contêiner é um negócio apenas para empresas de grande porte, está muito enganado.
Na medida certa para a sua necessidade
Uma opção bastante viável é o frete do container: por telefone mesmo você diz para onde precisa do container e qual deverá ser o tamanho do mesmo. Como nem sempre a carga tem o mesmo volume, a ATC Cargo, por exemplo, oferece três tamanhos: de 20 (2,34 m x 5,89 m x 2,39m), 40 (2,34 m x 12 m x 2,39 m) ou 40 ft high (2,34 m x 12 m x 2,69 m).
Consolidação, a solução para volumes pequenos
Quando o seu volume de compras não é grande o suficiente para encher um contêiner sozinho, você pode utilizar a consolidação de carga, ou seja, a técnica de colocar várias cargas pequenas ou grandes de diferentes usuários que sigam para o mesmo destino dentro de um mesmo contêiner. A modalidade também é conhecida pela sigla LCL (less container load, em inglês) e torna o frete internacional muito mais barato, principalmente nos marítimos, que já são bem mais em conta do que o aéreo.
Recolhimento de carga programado
Outra opção é o recolhimento de carga programado, com pick-up nos principais portos (como Rio de Janeiro e Santos) e aeroportos do país (Rio de Janeiro, Guarulhos, Campinas, Porto Alegre e Curitiba). Ele é perfeito para aquelas ocasiões em que você não pode retirar a carga na hora por estar ausente ou não ter onde estocar naquele momento, por exemplo.
Você tem opções de pick-up para o dia seguinte, para três ou sete dias após, com tarifas diferenciadas justamente para não pesar no seu bolso. Você programa de acordo com a sua necessidade e o seu orçamento.
Com o trading, muito mais facilidade e comodismo
Além do gerenciamento de contêiner, algumas empresas, como a ATC Cargo, também oferecem o serviço de trading, uma forma rápida, simples e segura de comprar nos EUA sem qualquer aborrecimento. Essa modalidade funciona para qualquer pessoa, física ou jurídica, que queira comprar qualquer produto ou volume: eletrônicos, beleza, roupas, produtos de beleza e até automóveis e motos, por exemplo. A compra feita nos EUA é entregue no Brasil com toda tranquilidade, sendo cobrada apenas uma taxa que varia entre 5% e 10% do valor total.
Fique de olho nessas dicas
Junte seus pedidos em um único frete
Se você fizer várias compras, solicite que todos os pedidos sejam enviados em conjunto, porque isso torna o frete muito mais barato. Há quem prefira receber várias encomendas pequenas para reduzir as chances de ser taxado, mas vale a penas fazer o cálculo direitinho: na maioria das vezes o preço do frete de vários fretes somados ainda sai mais caro do que uma única encomenda ser taxada.
Jamais tente burlar a alfândega
A ATC Cargo tem profissionais especializados em desenrolar toda a documentação aduaneira, mas se você decidir por preencher a declaração, informe certinho o valor e a quantidade de cada pacote. Declarações incorretas acarretam em uma taxação maior do que o valor do próprio produto – sem falar no tempo retido. Não compensa.
Tributação da Receita Federal
Tem gente que só de ouvir esse nome já morre de medo e acabam desistindo da importação, o que é uma bobagem até porque existem algumas regras para ela. Ficando de olho em algumas variáveis – como tamanho da caixa e o valor da compra, que influenciam no resultado. A melhor coisa a fazer é entender como a Tributação sobre Importação na Receita Federal funciona e entregar sua carga a uma empresa de confiança.
A última dica: conheça os serviços da ATC Cargo e converse com um dos nossos profissionais especializados.Com certeza ele terá a melhor solução para a sua importação.