Por que devo procurar o agenciador de cargas hora da mudança?

Reading time: 5 minutes

Fazer uma mudança é sempre um processo complicado: são centenas de itens para serem embalados, devidamente encaixotados, identificados e transportados para seu próximo destino – isso sem falar na preocupação com a segurança e com a integridade física das peças mais sensíveis e frágeis. Se mudanças entre locais próximos já requerem procedimentos especializados, quando a medida envolve o transporte entre países todos os detalhes precisam ser repensados, afinal, há ainda as tarifações e os empecilhos alfandegários, que precisam ser levados em conta. Nessas horas, a melhor solução é o agenciamento de cargas, feito através de uma empresa especializada em logística.

Agenciador de cargas: O que você deve levar em conta ao contratar uma agencia de cargas ?

Um bom planejamento é essencial

Pode parecer impossível evitar a dor de cabeça que é fazer uma mudança entre o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, mas não há nada que um bom planejamento, amparado por uma empresa experiente, não consiga resolver. Nesse caso, elaborar um pequeno roteiro é de grande ajuda. Primeiro, pense no investimento que você está disposto a fazer e o nível de controle que você quer ter sobre todo o processo.

Agora veja as opções que o mercado oferece e peça um orçamento. Lembre-se que você deve levar em conta o melhor custo benefício, que neste caso pode incluir também evitar aborrecimentos com os embaraços aduaneiros.

A ATC Cargo, por exemplo, oferece três modalidades para a sua mudança, inclusive com o empacotamento de seus pertences feito por pessoal especializado, em caixas padronizadas e devidamente identificadas por cômodos, o que facilita bastante na hora da arrumação. É ideal para quem não quer ter trabalho ou não tem tempo para fazer esse processo pessoalmente.

6 benefícios de contratar um agenciamento de cargas para sua mudança

Pequenas dicas ajudam no processo

Mas se você faz questão de se encarregar do processo, a dica é ir empacotando um cômodo de cada vez, numerando as caixas e as identificando com seu respectivo conteúdo (quarto 1, quarto 2, sala, banheiro etc) e fazer uma declaração de bens no computador, relacionando as caixas com seu conteúdo de forma genérica.

Por exemplo, na caixa 1 do quarto 1, coloque “Roupas de uso pessoal”. Não há a necessidade de descrever item por item. Essa relação de bens servirá para a fiscalização checar se o conteúdo bate com o que você está declarando. Você deverá também estipular um valor total médio para os produtos para a Receita Federal.

Agora que você já decidiu que fará o empacotamento pessoalmente ou se deixará a cargo da empresa, analise qual das três modalidades de gerenciamento e contêiner oferecidas pela ATC Cargo é mais vantajosa para você.

Vai se mudar? Faça o agenciamento de cargas!

Vai se mudar? Faça o agenciamento de cargas!

Escolha a modalidade que melhor se encaixa no seu caso

A primeira delas é a “porto a porto”: essa é a mais simples, na qual fica tudo por sua conta, a empresa faz apenas o agenciamento de contêiner, o qual você mesmo estufa no porto e depois faz o desestufagem no porto de origem.

Lembre-se que o contêiner não deve ficar com espaços vazios, devendo sempre estar totalmente ocupado. Se a carga não for suficiente para isso, ela deve ser amarrada com cordas, extensores, cabos ou devidamente ancorada para que não se movimente dentro da unidade correndo o risco de ser danificada.

A segunda modalidade é a “porta a porto”, na qual a ATC Cargo leva o contêiner até a sua casa ou empresa de onde deverá sair a mudança, onde deverá ser estufado pelo próprio cliente, seguindo as mesmas recomendações. De lá o contêiner é levado para o posto de destino, onde você mesmo deverá providenciar seu esvaziamento e contratar um despachante para desenrola a carga. Todos os gastos no destino correm por sua conta.

Na terceira modalidade, a “porta a porta”, você praticamente não precisa se preocupar om nada, fica tudo sob a responsabilidade da ATC Cargo. O contêiner é levado da sua porta de origem à sua porta de destino, já devidamente desembaraçado.

Como ocorre a transportação de cargas através do agenciamento de cargas

Atenção aos detalhes

Você pode trazer qualquer coisa, contanto que não configure uso comercial (para a venda), ou seja, em uma mudança residencial a quantidade de eletrodomésticos (TVs, computadores, aparelhos de som etc) deve ser compatível com o tamanho da sua família.

Também não é permitido trazer nada que tenha motor, como motos, lanchas aquáticas, carros, barcos, patinetes ou um motor de popa, por exemplo. Para isso, você deve usar o serviço de trading, também oferecido pela ATC Cargo.

Dessa forma sua mudança será muito mais fácil do que você imagina, e chegará ao seu destino em perfeita segurança.

Como não ser enganado na hora de utilizar o agenciamento de cargas para sua mudança.

Como economizar recursos fazendo agenciamento de cargas

Se quiser saber mais, peça uma entrevista com um dos especialistas da ATC Cargo e combine com ele a melhor forma de fazer o agenciamento de contêiner para a sua mudança.

orcamento