Reading time: 4 minutes
Lidar com importação e exportação é estar atento às mais variadas oportunidades, algumas delas extremamente interessantes, ainda que pouco exploradas, como a operação back to back. Por ser uma atividade inovadora e recente, a legislação ainda não está completamente adaptada a ela, mas os empreendedores que têm utilizado empresas de intermediação para operar back to back têm tido excelentes resultados. Veja porque ela sai mais em conta, é mais rápida e também muito segura, principalmente quando você utiliza o agenciamento de contêineres.
Operação back to back: novas oportunidades para o comércio exterior
A operação back to back tem se destacado no cenário do comércio exterior por ser bastante flexível, oferecendo diversas oportunidades. A grosso modo ela é uma operação triangular que consiste na compra de um produto no exterior por uma empresa sediada no Brasil, para vende-lo também no exterior – sem que ele passe pelo território nacional. Dessa forma, há grande ganho em termos cambiais e de logística.
No entanto, a operação back to back oferece também outras opções bastante interessantes, como exportar um produto do Brasil, agregar outros componentes no exterior e exportá-lo para um terceiro país ou ainda comprar um produto no exterior e vende-lo no mesmo país em que foi comprado. Tudo isso sem que você precise sair do Brasil ou a mercadoria entrar. Neste último caso, entretanto, a legislação do país onde a transação ocorrerá é que deve ser observada.
Porque é mais econômica
Para todos os efeitos, a back to back é apenas uma operação cambial, inclusive com a possibilidade de emissão de carta de crédito. Com isso, como o produto não entra em território nacional, não há incidência de impostos como II, ICMS, IPI ou PIS/Cofins-importação. No entanto, é preciso atenção, porque parte da Receita Federal acredita que possa haver incidência do Cofins-faturamento.
No mais, as vantagens são muitas, entre elas a não necessidade de registros de licenciamento, como DSE, DDE, DI, DSI, RE e LI. Não há também a necessidade de emissão denotas fiscais, mas é preciso alguns documentos internacionais como fatura pro forma, como fatura comercial, conhecimento de embarque (no qual podem estar especificadas as características e condições estipuladas na operação back to back) e o contrato de compra e venda.
Porque contratar uma empresa de intermediação para operação back to back
Outra vantagem da operação back to back é a rapidez na prestação do serviço, o que se reverte na economia com logística e na satisfação do cliente. Ao contratar uma empresa de intermediação, na verdade você está potencializando as melhores características da operação ganhando com toda a experiência de equipes especializadas nas legislações dos países envolvidos, agilizando desembaraços aduaneiros no exterior e garantindo a segurança da carga.
Além disso, com o agenciamento de contêineres, é possível economizar também escolhendo o tamanho mais indicado para o seu tipo de carga ou optar pela consolidação de contêineres – quando a sua encomenda não é grande o suficiente para ocupar toda uma unidade e é criada uma carga única a partir de várias outras menores de clientes diferentes, mas que seguem para o mesmo destino. O valor sai mais em conta porque é cobrado pelo rateio do espaço e você tem toda a garantia de entrega no endereço que você escolher.
Saiba escolher a melhor empresa de intermediação
Para aproveitar todas as vantagens da operação back to back, no entanto, é preciso saber escolher a melhor empresa de intermediação. Cuidado com as que oferecem valores muito abaixo do mercado, lembre-se que o melhor custo-benefício não é medido pelo preço, mas pelo grau de expertise da empresa. Procure conhecer todas as soluções que ela oferece, a personalização de pacotes, se há sistema de rastreamento de carga e o portfolio da corporação.
Conheça quem é líder o mercado, conheça a ATC Cargo Inc. Agende uma visita de um de nossos especialistas e conheça tudo o que a ATC Cargo Inc. pode fazer para tornar as suas operações back to back ainda mais vantajosas!