Reading time: 4 minutes
Mudar nem sempre é uma decisão fácil, mas é preciso ter em mente que toda nova fase será, de alguma forma, benéfica para a família ou para os negócios. Se por um lado há toda uma parte psicológica e emocional, por outro a parte prática precisa ser muito bem planejada, principalmente quando o deslocamento é feito entre países, como Brasil e Estados Unidos.
A bem da verdade, fazer uma mudança não é serviço para amadores – e mesmo alguns profissionais podem acabar tendo dificuldade para lidar com toda a parte burocrática, de transporte e armazenamento, sem falar na organizacional da carga se os objetivos não estiverem muito bem definidos.
Prazos, documentos, autorizações, entraves alfandegários, enfim, há toda uma logística que precisa ser muito bem planejada. Por isso, antes de contratar a empresa que ficará responsável pela sua mudança, atente para alguns aspectos imprescindíveis para que os especialistas possam fazer o melhor trabalho possível.
1. Recomeçar para fazer melhor. Mas com planejamento
O primeiro passo é pensar em duas coisas: como está o seu estado de espírito (e o da sua família ou equipe) e como está o seu tempo. Sim, porque ambos devem estar em sintonia se, por exemplo, você decidir por embalar todas as coisas ou deixar o serviço a cargo de uma empresa especializada.
Fazer tudo pessoalmente dá um grande trabalho, mas tem gente que prefere ter tudo sob controle debaixo dos olhos, mas é preciso ter tempo para isso. Ou há quem tenha tempo mas não queira se preocupar com cada detalhe. Por isso, antes de qualquer coisa defina qual o grau de participação direta que você quer ter no processo.
2. Avalie todas as possibilidades
Agora você vai pesquisar quais são as suas opções no mercado. Como desmontar um negócio ou uma casa que levou anos para ser organizado não é tarefa fácil, algumas empresas de agenciamento de contêineres, como a ATC Cargo, oferecem várias soluções.
Porto a porto
Uma delas é a modalidade porto a porto, ideal para quem pretende fazer praticamente tudo sozinho ou montar sua própria equipe para encaixotar pertences. Neste caso, a empresa apenas faz o agenciamento do contêiner, mas todo o resto corre por conta do cliente, inclusive o transporte dos bens para o estufamento do mesmo e do porto final ao novo destino.
Porta a porto
A outra modalidade é a porta a porto, que é bem parecido, mas o contêiner é levado à casa ou empresa para o estufamento e depois encaminhado para o porto no Brasil, por exemplo. Neste caso, assim como na anterior, o cliente fica responsável por todos os gastos no destino, inclusive com despachante para a liberação da carga.
Porta a porta
E há ainda uma terceira opção, aquela em que você não precisa preocupar-se com nada, já que a ATC fica responsável por todo o processo da sua porta nos Estados Unidos à sua porta no Brasil, com todas as despesas inclusas. É a modalidade porta a porta.
3. Avalie o volume da sua carga
O volume da carga, no entanto, varia de acordo com o tipo de mudança, claro, até porque muita gente acaba sempre deixando vários itens para trás. Por isso, você tem também várias opções de tamanho de contêiner, de forma a melhor se encaixar nas suas necessidades.
Na ATC Cargo você pode contar com contêineres de três tamanhos: de 20 (2,34 m x 5,89 m x 2,39m), 40 (2,34 m x 12 m x 2,39 m) ou 40 ft high (2,34 m x 12 m x 2,69 m). O importante é você ter o melhor serviço sem desperdício.
4. Pense bem: precisará de armazenamento?
Nem sempre é possível encaixar prazos e pode acontecer de você precisar de um local para as suas coisas ficarem antes de o imóvel de destino estar liberado para a mudança, por exemplo. Neste caso, você deve escolher uma empresa de logística que ofereça opções de armazenagem, de forma segura, protegida e sem entraves burocráticos.
Ao ficar de olho nessas dicas você consegue a logística perfeita para a sua mudança, sem qualquer tipo de preocupação. Escolha sempre uma empresa consolidada no ramo, com profissionais experientes e com vasta experiência no mercado.