Checklist a ser feito na hora de contratar uma intermediação ( compras)

Reading time: 4 minutes

O alto preço dos produtos no mercado nacional, a recente queda do dólar e a qualidade dos produtos estrangeiros tem feito com que uma quantidade cada vez maior de brasileiros invista nas compras no exterior, seja para revenda ou uso próprio. De acordo com a Ipsos, empresa especializada em pesquisa de consumo, é esperado um aumento de 24% nas vendas pela internet sobre os R$ 42,3 bilhões movimentados pelo e-commerce em 2015 de acordo com o 33º boletim da WebShoppers. O setor, que não conhece crise, é hoje o grande responsável pelo volume de compras brasileiras nos Estados Unidos, por exemplo. No entanto, é preciso ficar de olho para não acabar sendo enrolado na hora de contratar uma empresa de intermediação. A dica é, antes da escolha, fazer um checklist.

Analise as opções de agenciamento de contêiner

Mesmo que as compras sejam para seu uso pessoal, você não vai querer gastar dinheiro à toa na hora de trazer a sua carga dos Estados Unidos, pagando mais por um contêiner sem necessidade, por exemplo. Por isso, vale a pena analisar quais as opções de contêiner que a empresa oferece, de forma que você tenha o tamanho mais adequado à carga que você vai trazer. A ATC Cargo Inc, por exemplo, oferece três tamanhos à sua escolha: de 20 (6m x 2,4 m x 2,6m de altura) ou 40 pés (12m x 2,4m x 1,6 m de altura).

Como a empresa realiza o transporte de cargas pequenas?

Esse é um ponto importante, porque pode ser que a sua carga não seja grande o suficiente para estufar um contêiner inteiro. Nessa hora, é importante verificar se a empresa oferece a consolidação de contêiner, ou seja, a transformação de várias cargas pequenas de diversos clientes mas que vão para um mesmo destino em uma única carga grande. Dessa forma você economiza muito, porque o rateio é feito de acordo com o percentual de espaço utilizado.

Verifique se a equipe é realmente especializada

Nesse negócio não há lugar para curiosos, por isso verifique se a empresa realmente conta com pessoal experiente e especializado em comércio exterior. Muitas oferecem preços bem abaixo do mercado mas na verdade não estão preparadas para lidar com todos os aspectos da logística – e acabam deixando o cliente na mão.

É preciso que a equipe seja expert na área para desenrolar todos os entraves burocráticos, conseguir o melhor preço nas consolidações, escolher a melhor integração de modais se necessária e lidar com qualquer imprevisto de última hora. A última coisa que você precisa é de amadores lidando com a sua carga.

Segurança: um item indispensável

Quais são as seguranças que a empresa oferece? Há algum tipo de seguro ou método de acompanhamento? A ATC Cargo Inc desenvolveu um sistema de rastreamento com login e senha pelo qual você consegue saber exatamente qual o percurso do seu contêiner. Muito mais tranquilidade e segurança para o cliente, independente do tamanho da carga.

Quais as opções para o recolhimento e armazenamento da carga?

Pode ser que você precise de um pouco mais de tempo para pegar a carga, por isso é sempre interessante checar se a empresa oferece opções de pick-up da carga. A ATC Cargo Inc oferece 24 ou 72 horas ou 7 dias para você fazer a retirada no porto, com preços diferenciados para adequar o seu orçamento. Por outro lado, pode ser que o seu estoque não esteja liberado e você precise de um local de armazenamento. Escola uma empresa que ofereça ambas as soluções de acordo com o seu perfil.

Veja se a empresa está habilitada a funcionar como trading

O trading é uma excelente opção para quem não tem muita experiência em comércio exterior ou para quem não tem tempo: por uma pequena taxa a empresa faz as compras para você e as entrega no seu endereço. Mas cuidado, porque em todas as empresas de intermediação estão legalmente habilitadas a funcionar como tal.

A ATC Cargo Inc é autorizada como trading e faz tudo por você mediante um valor entre 5% e 10% do valor total da compra. A única coisa com a qual você precisa se preocupar é em receber os lucros da venda depois – ou estrear seus novos itens.

Fazendo este checklist básico você já conseguirá eliminar diversas empresas que podem trazer mais dor de cabeça do que benefícios para você. Mas se quiser experts de verdade cuidando da sua carga, procure os especialistas da ATC Cargo Inc. Eles terão as melhores soluções para o seu perfil com a segurança e praticidade que você merece.